Achei este link faz algum tempo e estava com preguiça de postar no meu outro blog (quer conhecê-lo?).

Graças ao posterous a preguiça de escrever e ficar enfeitando o post foi embora. 🙂

Conheçam hoje o site Planeta Tics. Esse site é um blog que agrega notícias de outros sites e/ou blogs. Segundo a descrição encontrada no próprio site:

Planeta Tic’s é um agregador de notícias de outros blogs e sites que falam de Tecnologia e Educação. Podemos considerar que este é um local onde pode-se encontrar notícias de centenas de outros blogs e sites que tratam deste assunto.
O site é mantido por diversos colaboradores que buscam na Web por novas fontes todos os dias.

E o que significa essa sigla “TIC”? Simples, como esse blog visa tratar de química e educação digital, nada melhor do que indicar algo relacionado à Tecnologias de Informação e Comunicação para vocês.

Ess área é bem moderna no meio educacional e nem todo mundo sabe o que fazer com relação a esse campo de estudos dentro das universidades. Rola uma discussão meio polêmica no meio acadêmico sobre os “nativos” e os “migrantes” da era digital.

Basicamente, nós que nascemos antes da era do “PC do milhão” seríamos os “migrantes”, já a gurizada que nasceu na era “PC do milhão” faria parte do grupo dos “nativos” da era digital.

Eu, particularmente, acho essa discussão uma perda de tempo. Acho que ter nascido com um mouse na mão não significa que a pessoa saiba usar bem um computador. Ter que se acostumar com um mouse, com uma planilha, com um processador de textos (em oposição às antigas máquinas datilográficas), como nós tivemos que fazer um dia, pode não ter sido fácil, mas não tirou nenhum pedaçõ de nós. E, olhem só, estamos aqui, escrevendo em blogs, postando fotos no flickr, upando vídeos para o youtube, convertendo um arquivinho no zamzar, etc. E aí, quem é nativo ou quem é migrante?

Como acredito que usar as tecnologias é mais importante do que ficar filosofando sobre elas, fica a dica do Planeta Tics, para você que é educador e para você que é um curioso (como eu). Espero que vocês aproveitem bastante.

Um grande e forte abraço digital e até o próximo post.

Anúncios