Vou começar uma série de postagens sobre aprendizagem mediada por tecnologias digitais.

Hoje, vou falar para vocês do ehow.

O ehow apresenta uma série de “howto” (mal traduzido para português significa “como fazer”) sobre os mais variados assuntos.

Apenas para listar algumas das categorias disponíveis:

  • Artes e Entretenimento
  • Eletrônica
  • Hobbies, Jogos e Brinquedos
  • Comidas e bebidas
  • Computadores
  • etc

Apenas para dar um gostinho do que tem no site, selecionei um link que achei interessante. Aproveitei e traduzi o rápido tutorial disponibilizado neste link, é sobre como aprender uma língua estrangeira, e como o artigo original está em inglês vocês já podem ir treinando. 🙂

<tradução livre>

Aprender uma língua estrangeira é uma tarefa desafiadora. Uma vez que você domine a gramática você necessitará expandir seu vocabulário. A chave para aprender o vocabulário é a repetição. Apresenta-se aqui um método para aprender 10 novas palavras por dia e tornar-se fluente. Uma pessoa mediana sabe milhares de palavras. Aprendendo 10 palavras novas por dia, você estará apto a conversar rápida e fluentemente após alguns meses de estudo, dependendo da língua escolhida.

Você vai precisar de uma pilha de cartas, mais ou menos com tamanho de 3,0 cm x 5,0 cm.

Instruções:

  1. Tome uma pilha de cartas e desenhe uma linha vertical bem no meio da carta. Então desenhe quatro linhas horizontais, criando duas colunas de cinco células. Repita o processo nas costas de cada carta.
  2. Carregue consigo uma pequena pilha destas cartas sempre. Quando você encontrar palavras em portugês que você queira aprender na nova língua, escreve a palavra em português em uma das células da carta.
  3. Quando você chegar em casa, procure pela palavra em portugês no seu dicionário bilíngue e escreva a tradução da palavra nas costas da carta, na célula correspondente no verso da mesma.
  4. Descubra 10 novas palavras que você queira aprender a cada dia. Escreva suas traduções na carta e leve-a consigo durante o próximo dia.
  5. Teste periodicamente seus conhecimentos sobre as palavras transcritas no card durante todo o dia, sempre que tiver uma oportunidade.
  6. Mantenha suas cartas antigas em um arquivo caseiro. De tempos em tempos, puxe uma dessas cartas arquivadas e faça um quiz rápido para refrescar sua memória.

<fim da tradução>

Eu ainda incluiria uma dica, essa mais voltada para quem é do meio acadêmico e que frequentemente precisa ler artigos e/ou livros estrangeiros.

Quando você estiver lendo algo em outra língua, faça uma cópia do artigo ou do capítulo do livro que você precisa ler. Anote no rodapé cada palavra que você não consegue lembrar e o seu respectivo significado. No início você vai ficar como uma galinha catando milho no chão, toda hora você vai ficar folheando o dicionário.

O legal é que a linguagem técnica é menos rebuscada que a literária e as palavras se repetem com uma frequência maior. Em pouco tempo você estará acostumado com essas palavras frequentes e nem vai precisar mais do dicionário.

Além do que, com a prática é possível ler sem traduzir para o português. Quando você conseguir isso estará craque na coisa.

Bom, por hoje era isso. Aproveitem bem o ehow e divirtam-se com o material disponível por lá. E se encontrarem algo interessante, não esqueçam de me mandar uma dica.

Abraços digitais.

Anúncios