No semestre letivo passado (2015-2), ministrei uma disciplina de História da Ciência para o pessoal do Mestrado em Ensino de Ciências da minha Universidade.

Uma das tarefas que os mestrandos realizaram coletivamente foi a criação de uma linha do tempo (timeline), a qual eu exibirei na sequência (e após a linha do tempo, falarei sobre a ferramenta utilizada).

timeline

 

 

 

 

 

 

 

Saiba mais na sequência do post…

Então pessoal, eu utilizei a ferramenta Timeline JS, a qual pode ser acessada no endereço http://timeline.knightlab.com.

timeline2

A diferença dessa ferramenta para as demais que eu já testei é a facilidade de criação e inserção de eventos na linha do tempo.

Além dessa vantagem, é possível inserir vídeos, áudios, documentos digitais armazenados na nuvem, usar imagens de fundo, inserir links, etc.

A variedade de fontes de conteúdo é imensa, para citar apenas algumas: Twitter, Flickr, YouTube, Vimeo, Vine, Dailymotion, Google Maps, Wikipedia, SoundCloud, Document Cloud, etc.

O processo de criação se resume em 4 etapas:

ETAPA 1:  Clicando no botão azul, o site ajudará você a criar uma planilha do Google Spreadsheets, que é o documento no qual serão inseridos os eventos e as mídias da sua linha do tempo. Essa planilha pode ser compartilhada com outras pessoas e já vem com vários exemplos de preenchimento. Basta copiar um exemplo para outro ponto na planilha e editar ao gosto do freguês. (É necessário possuir uma conta do Gmail para poder editar esa planilha.)

timeline etapa 1

Eis uma parte da planilha padrão que é criada.

planilha timeline

ETAPA 2: A planilha deve ser publicada antes de poder passar pela edição colaborativa (Publish to the Web).

timeline etapa 2

ETAPA 3: Essa etapa é crucial, pois é possível obter o link da planilha (Google Spreadsheet URL), alterar as dimensões da timeline, a lingua em que a timeline será publicada, tamanho e tipo das fontes, etc.

timeline etapa 3

 

 

ETAPA 4:  E para finalizar, nessa etapa obtemos um código de incorporação (Embed code) para inserir a timeline no seu site ou blog (desde que não seja do WordPress gratuito, como o meu blog). Ah, ainda é possível fazer um preview da timeline clicando no botão de mesmo nome.

timeline etapa 4

Dito isso tudo, espero que vocês se divirtam fazendo as suas timelines e compartilhando na Web.

Abraços digitais a todos e até a próxima postagem!

 

Anúncios