minecraft-alanina

Minecraft é um jogo multiplataforma estilo sandbox (caixa de areia), o que significa que você pode jogar do jeito que quiser e construir uma enormidade de coisas usando os mais diferentes tipos de blocos.

Você pode sair à caça de blocos de diamante, ou de ouro, ou de ferro, ou de carvão, ou de pedra, dá pra perder um dia aqui falando dos tipos de blocos disponíveis.

Ou você pode simplesmente criar vacas para extrair o couro e a carne delas.

Ah, você pode decidir construir um castelo todo de vidro. As possibilidades são ilimitadas.

Seu criador, Notch, vendeu o jogo para a Microsoft em 2014 por US$ 2,65 Bilhões (devido ao enorme sucesso desse software Indie).

Existem quatro modos de jogo: Criativo, Sobrevivência, Hardcore e Aventura.

No modo sobrevivência, você inicia o jogo apenas com a roupa do corpo e tem que procurar ou construir abrigo antes que a noite caia.

À noite, seres terríveis e monstruosos surgem e tentam matar você a todo custo.

Claro, um buraco escavado no chão ou na montanha e coberto por terra ou pedra serve para passar as primeiras noites até que você consiga construir tochas, espadas, picaretas, pás, baús, portas e janelas.

Se um monstro te matar, você reinicia em uma parte aleatória do mundo apenas com a roupa do corpo.

No modo Hardcore, você tem apenas uma vida e não é possível mudar a dificuldade do jogo, ele estará sempre na dificuldade máxima.

E é no modo criativo que vamos focar o post de hoje.

No criativo você tem todos os blocos existentes no jogo à sua disposição em quantidade infinita.

Você pode voar e empilhar blocos de cores diferentes a fim de formar padrões variados.

E é aí que entra o tema prometido no título da postagem: moléculas

Pesquisadores da Universidade de Hull (Reino Unido) construíram no Minecraft um ambiente em que pode-se aprender o básico de Bioquímica.

minecraft3

Indo desde os aminoácidos essenciais, passando pela ligação peptídica, estruturas primárias, secundárias (alfa-hélice e folhas-beta) e terciárias de algumas biomoléculas selecionadas (mioglobina, hemoglobina, aquaporina, colágeno e algumas enzimas importantes).

Para poder usufruir dessa pouco convencional aula de química é preciso ter uma versão licenciada de Minecraft (atualmente ela custa US$ 26,95).

Depois, você vai ao site do projeto MolCraft e baixa um arquivo compactado contendo os arquivos necessários para explorar o mundo das biomoléculas no Minecraft.

Em seguida, descompacte esse arquivo compactado e mova-o para a pasta onde o Minecraft salva seus jogos (no Windows fica em C:\Users\<nome-do-usuário>\AppDataRoaming\.minecraft\saves).

Logo, é só abrir o Minecraft e escolher o mundo selecionado (MolCraft).

minecraft1 minecraft2

Eu fiz um screencast pra mostrar um pouco como funciona e o que podemos ver no MolCraft.

 

Referências: [1], [2], [3]

P.S.:Existe um servidor de MolCraft, mas esse eu ainda não testei e deixo para uma possível postagem futura.

Anúncios