Quem assistiu o Fantástico de ontem deve ter se emocionado com o trabalho de mestrado de um rapaz portador de necessidades especiais que, a despeito de todas as dificuldades, defendeu mestrado na área de informática educativa.

lk_keyboard

O link para a matéria no site do G1 você encontra aqui.

Portador de atrofia muscular espinhal e com sérias restrições de movimento, ele criou um teclado virtual que pode ser usado através de um mouse e ajuda em muito a digitar textos de forma mais simples e funcional.

O MouseKey é, segundo seu autor, um “Teclado Virtual Silábico-Alfabético, que possui letras e padrões silábicos em torno de cada letra. Foi elaborado com o objetivo de possibilitar a escrita de pessoas com dificuldades motoras, através do computador. Com o mouse ou outro equipamento, o usuário seleciona as famílias de letras para formar as palavras. Isso diminui o número de movimentos e esforços necessários para escrever.”

Se você quer conhecer o resultado do trabalho do Claudio Luciano Dusik, acesse a página que contém um resumo da dissertação de mestrado e um link para baixar o programa desenvolvido por ele.

MouseKey – Teclado Virtual Silábico-Alfabético

Anúncios