A dica de hoje é uma cortesia do Free Technology for Teachers.

O canal de TV estadunidense PBS tem um programa chamado Nature e, no site desse programa, existe uma lista de 16 atividades interativas/jogos.

Passo a listá-los e a comentá-los na sequência:

 

1) Rhinoceros – Interactive Timeline: Rhinos Past and Present

(Rinocerontes – Linha do tempo interativa: passado e presente)

Como o próprio nome diz, é uma linha do tempo interativa. Você clica na linha do tempo, surge uma imagem ilustrando o fato e, ao clicar na imagem, uma nova caixa de texto surge e fornece informações históricas adicionais sobre o animal.

2) Andes: The Dragon’s Back – Interactive: Anatomy of a Glacier

(Andes: a cordilheira do Dragão: Anatomia de uma geleira)

Quer aprender mais sobre as geleiras? Essa atividade é bem interessante, pois além de informações textuais, você pode escolher a ordem em que vai obter as informações sobre as partes componentes de uma. É bem ilustrada, o que deixa a atividade mais interessante.

3) The Cheetah Orphans – Game: Toki’s Survival Challenge

(Os Guepardos Órfãos – Jogo: Desafio de Sobrevivência de Toki)

Ajude o nosso amigo Toki (um filhote de Guepardo) a caçar Impalas para sobreviver.

A cada fase, a quantidade de Impalas a ser caçada aumenta.

As Impalas possuem um aguçado senso de audição e visão, e você deve movimentar seu Guepardo com cuidado até chegar próximo da presa, caso contrário ela enxerga você e dispara em fuga.

Além disso, elefantes e rinocerontes aparecem de vez em quando para atrapalhar sua caça. Fuja deles o mais rápido que puder.

4) The Cheetah Orphans – Interactive: Anatomy of a Cheetah

(Os Guepardos Órfãos – Anatomia de um Guepardo)

Esse aqui é mais burocrático, basta clicar na barra marcada em cor rosa e visualizar informações interessantes sobre a anatomia desses velozes animais.

5) Raptor Force – Raptor Vision Game

(Força Raptor – Jogo sobre a visão das aves de rapina)

Essa atividade é ao mesmo tempo um jogo, no qual uma ave de rapina usa sua visão ahuçada para localizar uma série de presas, e uma simulação. Simulação porque tenta dar a nós, seres humanos limitados, uma ideia de como a visão desses animais é muito mais sansível.

6) Supersize Crocs – Interactive Crocodile Anatomy

(Crocodilos Gigantes – Anatomia Interativa dos Crocodilos)

Essa atividade interativa é similar à número 4. Basta clicar sobre os diversos pontos interativos dispostos na imagem do crocodilo para obter informações detalhadas sobre a anatomia desse fóssil vivo.

7) Crime Scene Creatures – Interactive: Determine the Time of Death

(Criaturas na Cena do Crime – Interativo: Determine a Hora do Óbito)

Quer brincar de CSI? Essa atividade interativa é bem interesssante, pois ocorreu uma morte e você foi chamado à cena do crime para determinar em que circunstâncias e em qual hora a vítima veio a óbito.

Primeiramente, uma descrição das ferramentas usadas pelos peritos é oferecida. Basta passar o mouse sobre artefatos diversos como termômetro, colher de pedreiro, pinças, jarros esterilizados, solução alcoólica 70%, puçá, equipamentos de coleta de condições climáticas, etc.

Depois de se familiarizar com as ferramentas, basta ir a cena do cime e começar a utilizá-las seguindo as instruções dadas na tela. Dica: insetos depositam ovos no cadáver e, até que eles eclodam, um certo tempo precisa transcorrer.

Os diferentes estágios da larva dão uma dica da data e hora da morte da vítima.

8) Condition Black – Interactive: High Seas

(Bandeira preta – Interativo: Alto-mar)

Após uma tela inicial em que se pode conhecer um pouco mais sobre as partes que compõem uma onda, você pode iniciar uma simulação sobre o comportamento de uma embarcação em alto-mar.

Depois você aprende sobre como a energia do vento é dissipada sobre e para dentro da massa de água marinha.

Interessante é ver como as ondas se formam na rebentação, na última parte da atividade interativa.

Fique ligado, amanhã continuaremos com essa matéria sobre as atividades interativas e jogos do site da PBS.

Anúncios