
Tenho pensado na possibilidade de usar o celular (ou smartphone) como uma ferramenta para preparação de aulas voltadas para o ensino remoto.
Uma das limitações que nós professores enfrentamos diz respeito justamente aos dispositivos que nossos alunos têm à disposição para acessar o conteúdo digital.
Muitos estudantes possuem apenas um smartphone para ler e editar os materiais didáticos e/ou assistir às vídeoaulas síncronas/assíncronas que ministramos.
Já nós professores nem sempre dispomos de uma mesa digitalizadora para escrever na tela do computador e, ainda assim, em alguns momentos isso é necessário.
Ou então nós gostaríamos que nossos alunos escrevessem de próprio punho em alguns documentos por nós enviados, seja para autenticar a autoria das respostas a problemas por nós sugeridos, seja para verificar a compreensão de determinados conteúdos didáticos.
Esse material que agora compartilho faz parte de uma série de aulas que venho ministrando no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da UNIPAMPA Campus Bagé e diz respeito a justamente isso, propostas de utilização do smartphone como suporte para criação de aulas.
Também falo da criação de canetas caseiras para uso em telas capacitivas (as que temos em nossos smartphones).
Espero que gostem do material disponibilizado.
https://issuu.com/home/published/o_smartphone_como_auxiliar_na_prepara__o_de_aulas_