Ho, ho, ho! Ferro-Lítio-Zinco-Sódio-Titânio-Alumínio para todos!

averillfwk-fig04_021

Tá, chega de piadas nerds infames. Hoje vou mostrar uma bela e clássica reação química.

Trata-se da reação de deslocamento do íon prata (em solução aquosa) pelo cobre metálico.

E o que isso tem a ver com Natal? Ora, o vídeo abaixo e que deu origem a essa postagem foi feito com um fio de cobre em formato de pinheirinho de Natal. 😛

Divirtam-se:

E é isso aí! Voltaremos assim que possível com mais posts natalinos!

Ok, ok! Eu sei que alguns de vocês gostariam de saber mais sobre a reação que acontece no vídeo.

Bem, uma reação de deslocamento acontece quando uma espécie na forma metálica remove (ou desloca) da solução um íon metálico.

O metal antes sólido, passa à forma iônica (e solúvel). O íon metálico antes dissolvido, passa à forma sólida (metálica e insolúvel).

No caso do vídeo, o cobre desloca o íon prata (I) da solução. A prata agora na forma neutra solidifica-se na forma de agulhas em torno do fio de cobre, dando aquela aparência de agulhas de pinheiro prateadas.

O cobre torna-se íon cobre (II), que tem coloração azul. Por isso que a solução passa de incolor a azul durante o processo.

A reação de deslocamento só acontece em um sentido. O que isso quer dizer?

Apenas o cobre estando na forma metálica e a prata na forma iônica produz reação de deslocamento. Se fosse um fio de prata embebido em solução de cobre (II), o deslocamento não ocorreria.

Isso porque o deslocamento segue uma ordem estabelecida de forma empírica chamada fila de reatividade. (figura abaixo)

reatividade-dos-metais

A fila de reatividade mostra a ordem de reatividade dos metais. Sendo que os metais com maior potencial de oxidação são os mais reativos (mais à esquerda na fila de reatividade) e os com menor potencial de oxidação são os menos reativos (mais à direita na fila).

Observando a figura da fila de reatividade, vemos que Cobre e Prata estão lá no lado direito, e são muito pouco reativos (ou nobres), ganhando apenas do Ouro em reatividade.

Como o Cobre está uma posição mais à direita em relação à Prata, ele é mais reativo que ela e a desloca quando ele está na forma sólida e ela na forma iônica. O contrário não é verdadeiro.

Anúncios