Ok, lá vou eu contribuir mais uma vez para o estereótipo de “química só é legal quando tem explosão”…

Maaaaas, como Química sem explosão não é Química, lá vai um videozinho irreversível para vocês.

Reações “apresentadas” cientificamente no vídeo:

1. Gelo seco + água

CO2(s) + H2O(l) -> CO2(g) + H2CO3(aq) (o dióxido de carbono se expande e estoura a garrafa)

Obs.:O maluco do vídeo é realmente doido, a explosão é tão violenta que os pedaços de garrafa PET poderiam ter rasgado a pele dele. Não façam isso em casa, crianças!

2. N2(l) + H2O(l) -> N2(g) + H2O(l)

A água cede calor ao nitrogênio líquido (que está a bons -196ºC) e este se expande violentamente, principalmente se estiver contido em uma garrafa PET. 🙂

Esse também é perigoso, mas agora é mais pelo frio intenso do nitrogênio líquido que pode congelar uma mão e torná-la quebradiça (estão ligados no Exterminador do Futuro 2?).

3. H2SO4(l) + C12H22O11(s) -> 12 C(s) + 11 H2O(l) + calor

O ácido sulfúrico reage tão violentamente com a sacarose (açúcar) que promove uma rápida desidratação da molécula e a conversão da cadeia carbônica em um aglomerado amorfo de carbono na forma de carvão. Ah, sem contar no calor gerado.

Essa é fácil de fazer em casa, o problema é convencer o exército a deixar você comprar uma garrafa do perigosíssimo ácido sulfúrico. hehehe

Nem preciso dizer para não tentarem em casa, vocês não vão conseguir comprar o ácido. 

4. KNO3(s) + C12H22O11(s) + H2O(l) ->   K2CO3(s) +CO2(g) + N2(g) + H2O(g) H2O(v) + calor

Essa dá para fazer com xarope de glicose (o famoso mel Karo), mas o problema é conseguir o nitrato de potássio. Também é um reagente controlado.

5. Na(s) + H2O (l) -> NaOH(aq) + H2(g) + calor

Essa é perigosíssima, pois o sódio metálico é muito reativo, principalmente com a água. Ele gera gás hidrogênio, que com o calor liberado inflama e aumenta ainda mais a explosão.

Hmmm, esqueci de listar algum experimento? Não!

É, não tem nenhum experimento seguro aí no vídeo. Mas, com certeza, vocês devem estar doidos para sair explodindo coisas por aí, né?

Bom, recomendo que vocês cursem Química, vai que vocês encontrem um professor doidão como o do vídeo (ou como eu) e consigam presenciar momentos épicos como os do vídeo. hehehe

Vi no SEM FOCO.

Anúncios