Vi no site do MSNBC essa notícia e repasso-a na íntegra a vocês.

Durante essas próximas semanas, será possível olhar para o céu de manhã cedo e observar seis planetas alinhados (exceto Saturno) ao longo da eclíptica (o grande círculo na abóbada celeste que representa o caminho anual aparente do sol em relação às estrelas. Ele é inclinado 23,45° no equador celestial).

Ecliptic

Nos últimos dois meses, quase todos os planetas têm se escondido atrás do sol, mas na última semana eles emergiram e se alinharam em uma grande fila acima do Sol nascente.

Mercúrio, Vênus, Marte e Júpiter são visíveis, e você pode adicionar Urano e Netuno à sua conta se possuir um binóculo ou um pequeno telescópio.

O mapa celeste (abaixo) dos seis planetas mostra como eles deveriam aparecer na alvorada a observadores com um clima bom e uma vista desobstruída.

 

Como a lua se move rapidamente de uma manhã para outra, ela fará parte do alinhamento por apenas alguns poucos dias, mas os quatro planetas visíveis a olho nu permanecerão visiveis pelas próximas semanas.

Vênus, como sempre, é o mais brilhante astro, e pode ser o guia para alguém que esteja procurando os demais. Em torno de metade do caminho entre Vênus e o sol nascente está Júpiter, o segundo planeta mais brilhante.

Marte será um pequeno ponto brilhante um pouco acima de Júpiter, e Mercúrio será outro pontinho a brilhar entre Júpiter e Vênus.

Urano estará um pouco mais acima e à direita de Vênus, e Netuno está muito mais à direita, em torno de 40° em direção à constelação de Aquário. A Lua, pelo que eu entendi da notícia, ficou pouco tempo alinhada, pois tem um movimento muito rápido se comparada aos demais astros.

Como eu dei a dica em outro post, sobre o Solar System Scope, resolvi buscar uma imagem 3D do alinhamento.
A figura abaixo mostra-o mais claramente, como deve estar no dia de hoje (11/05/2011).

Planets

Anúncios