Há cerca de 12 anos atrás, o Sr. Dan Phillips (não, não é o Tenente Dan amigo do Forrest Gump) fundou uma companhia que se dedica a construir casas de baixo custo usando materiais provenientes de demolições.

Ele mora em Huntsville, no Texas. Ele já construiu algo em torno de 14 casas, sempre em terrenos comprados a baixo custo ou recebidos em doação.

gaudi01

Ele é um carpinteiro, encanador e eletricista auto-didata. E, com todo esse conhecimento, ele diz que consegue fazer uma casa com até 80% de material reciclado de outros projetos de construção, ou obtidos diretamente no lixo doméstico.

Quer ver um pouco mais do trabalho do Sr. Phillips? Leia mais na sequência do post:

gaudi02

Que tal um piso feito de rolhas de cortiça oriundas de garrafas de vinho? Ele pensou nisso e se valeu “dos diversos bebedores de vinho inveterados que temos na cidade”.

gaudi09

A base das garrafas de vinho funciona como um vitral na porta holandesa.

gaudi10

O Sr. Phillips criou uma parede de “fatias” de madeira de uma árvore típica do leste do Texas (Osage Laranja). Cabe ressaltar que muitos construtores acham difícil usá-la.

gaudi11

À esquerda, a árvore usada em uma “grade”.

gaudi12

O Sr. Phillips usa restos de madeira para fazer os seus tapumes. Os administradores da cidade trabalharam com ele para desenvolver um local onde os materiais de construção reciclados pudessem ser depositados por outros construtores, por equipes de demolição e por fabricantes de materiais, tudo para que os dejetos não fossem mais depositados nos lixões.

gaudi13

Milhares de peças usadas em quadros (aquelas cantoneiras bonitas) foram usadas para criar o teto abaixo. Ele disse: “Uma loja estava se desfazendo de amostras antigas e eu estava lá esperando para pegá-las”. 

gaudi14

Uma lareira foi construída a partir de um velho navio, encontrando um novo lar na “casa da árvore” do Sr. Phillips.  

gaudi15

Kristie Stevens aluga uma das casas do Sr. Phillips’s houses. Ela está trabalhando com ele na construição de uma casa própria próxima de onde mora atualmente, desde que o Sr. Phillips requer que o eventual proprietário de uma casa auxilie na construção. 

“Se as paredes forem instáveis, será falha minha mas também será meu orgulho”, diz ela.

gaudi03

gaudi04

gaudi05

gaudi06

Mr. Phillips usou telhas velhas, organizadas por cor, para construir o telhado do que ele chama de “a casa dos livros de histórias infantis”.

gaudi07

“Você não pode desafiar as leis da Física ou os códigos de construção”, diz o Sr. Phillips, “mas fora isso, as possibilidades são inúmeras”.

gaudi08

Anúncios