Atendendo a pedidos, fiz uma rápida pesquisa na internet para tratar das moléculas que fazem bem à pele.
 
Eu ia categorizar esse post como “molécula do dia”, mas tem tanta molécula que eu preferi fazer um post mais extenso e que falasse sobre diversas moléculas.
 
A seguir, vou listar diversos alimentos que podem ser usados em tratamentos de beleza e as substâncias que eles contém.
 
Siga lendo o post para aprender mais:
 
 
1) Abacate
 
Essa fruta cremosa é abundante em óleos essenciais e vitaminas do complexo B. Essas substâncias nutrem a pele por dentro e por fora.
 
A niacina (vitamina B3) é especialmente importante para uma pele saudável, e os abacates contém enormes quantidades dela.
 
A niacina é um anti-inflamatório, suaviza peles irritadas e com vermelhões e/ou manchadas.
 
Um abacate contém 3,8 mg de niacina – 27% das necessidades diarias. 
 
Para quem não sabe, aqui vai uma listagem dos nomes e fórmulas das vitaminas do complexo B.
 
Vitamina B1 (tiamina) 

Vitamina B2 (riboflavina)

Vitamina B3 (niacina ou niacinamida)
Vitamina B5 (ácido pantotênico)
Vitamina B6 (piridoxina, piridoxal ou piridoxamina, ou hidrocloreto de piridoxina)
Vitamina B7 (biotina)

Vitamina B9 (ácido fólico)

Vitamina B12 (diversas cobalaminas; comumente cianocobalamina)
 
 
2) Manga
 
As mangas contém mais de 80% dos requerimentos diarios de vitamina A, a qual é um excelente alimento para a pele. A vitamina A mantém e repara as células da pele. uma deficiência em vitamina A pode resultar em uma pele seca e flácida.
 
Retinol structure.svg (retinol, uma das diversas formas da vitamina A)
 
Como um antioxidante, a vitamina A combate os radicais livres que podem prematuramente envelhecer a pele. E com menos de 70 kcal por porção, esse fruta é perfeita para manter a pele e a silhueta. (opa, tamos aí! o/)
 
3) Amêndoas
  
 
As amêndoas são excelentes para os olhos. Contendo 150% das necessidades diarias de vitamina E, não é de se admirar que ela faça tanto bem para nós.
 
Os óleos das amêndoas umidificam a pele seca, e sua ação antioxidante protege a pele contra danos causados por envelhecimento precoce.
 
Elas contém aproximadamente 49¨de óleos em sua composição, sendo que 62% são de ácido oléico (um ácido ômega-9), 24% de ácido linoleico (um ácido ômega-6), e 6% de ácido palmítico (ácido graxo saturado)
 
(ácido oléico)
 (ácido linoleico)
 
 
 (ácido palmítico)

4) Queijo cottage

Esse faz bem para os ossos e para a face. É rico no elemento químico selênio, além de cálcio. O selênio faz com que seja possível preparar coalhadas.

O selênio é um elemento essencial, juntamente com a Vitamina E ele auxilia o organismo a combater os radicais livres. Adicionalmente, ele protege contra câncer de pele (acho que em Portugal chamam de cancro) e ainda combate a caspa.

 (alfa-tocoferol ou vitamina E) 

5) Acerola

Uma acerola representa cerca de 100% das necessides diarias de vitamina C, o que é ótimo para a pele.

Como um bom antioxidante, a vitamina C combate os danos causados à pele pelos agentes químicos e também as rugas. Desempenha um papel central na produção de colágeno, a proteína estrutural da pele, responsável pela elasticidade.

 (vitamina C, ácido L-ascórbico)

Continuem ligados, no próximo post trarei mais 5 alimentos bons para a pele e as respectivas substâncias químicas presentes neles.

Anúncios