E que diabos é um ferrofluido?

É um material inovador, com propriedades incomuns, formado por um líquido contendo microscópicas partículas ferromagnéticas dispersas nele.

As partículas usadas são, normalmente, de magnetita ou óxido de ferro. Elas estão presentes nas fitas usadas antigamente nos videocassetes. (lembram? parece que foi no milênio passado que eles existiam)

Media_httpwwwpopscico_zweic

Como as partículas estão dispersas, são facilmente afetadas por campos magnéticos. E como o líquido usado normalmente é bastante viscoso, é difícil romper a tensão superficial dele.

Quando um campo magnético é aplicado sobre o ferrofluído, o líquido viscoso e as partículas ferromagnéticas comportam-se como uma substância única, cuja forma é determinada pelo campo magnético aplicado.

Media_httppionsbfisic_bbfgl

Nesta imagem o ferrofluido foi apoiado em uma base de vidro colocada sobre um ímã de terras raras (fonte: Wikimedia)

Os ferrofluidos se originaram na década de 1960, em tentativas da agência americana NASA – National Aeronautics and Space Administration de criar combustíveis que pudessem ser controlados na ausência de gravidade. A solução encontrada foi moer partículas magnéticas e dispersá-las no combustível, de modo que ele pudesse ser direcionado por meio da aplicação de um campo magnético. Desde então, as técnicas de síntese se aperfeiçoaram, e hoje se produz fluidos magnéticos das mais diferentes características, usados em diversas aplicações tecnológicas e biomédicas. (FONTE: Wikipedia)

Se você quiser fazer o seu em casa, pegue umas quatro fitas de videocassete (ou umas dez K7), retire toda a aquela parte marrom e flexível e dissolva em meio litro de acetona pura (essa vai ser difícil de conseguir, pois é uma substância controlada). Não esqueça de fechar o recipiente para a acetona não evaporar.

Filtre a mistura com o auxílio de um papel-filtro e um ímã, a fim de que o sólido seja atraído pelo ímã. Deixe a acetona residual evaporar do pó de óxido férrico, misture o sólido a uns 5 mL de óleo de cozinha e voilá. (FONTE: http://hypescience.com/21749-faca-em-casa-o-curioso-ferrofluido/)

E aí, alguém se arrisca a preparar o seu? Eu já estou me desfazendo das minhas antigas fitas para tentar fazer um.

Ah, eu descobri mais umas formas de preparar um ferrofluido e vou postar amanhã.

Anúncios