E não só as fraldas descartáveis, mas os absorventes íntimos também funcionam de forma similar, absorvendo líquidos corporais com uma eficiência impressionante.

Sem enrolar muito, o responsável pela extrema absorção de líquidos é uma substância chamada poli(acrilato de sódio).

O que é esse troço? Bom, ele é um polímero, uma molécular composta por milhões e milhões de estruturas idênticas entre si, ligadas umas nas outras como se fosse um colar. A estrutura mínima do “colar” é o acrilato de sódio, representado na figura abaixo:

Media_httpimg193image_fdcvg

Vocês lembram o lance do sabão ter uma cabeça polar e do fato de essa cabeça polar ser a responsável pela solubilização com a água? Pois é, observem que o poli(acrilato de sódio) também tem a mesma cabeça polar, e por isso ele tem uma afinidade absurda com a água.

Uma amostra desse polímero é capaz de absorver de 200 a 300 vezes sua própria massa em água.
Ou seja, se você colocar um mísero grama desse material em uma fralda descartável, ela será capaz de absorver até 300 g de xixi! :0

Veja o vídeo:

Outros usos do poli(acrilato de sódio):

  • Agente sequestrante de metais em estações de tratamento de água;
  • Agente espessante;
  • Neve de mentirinha;
  • Materiais superaborventes (após modificação química);
  • Aditivos para água de banho (gel de banho);
  • lubrificantes à base de água.

E era isso, eu só queria compartilhar essa informação com vocês, já que nos últimos dias eu tenho visto muitas fraldas descartáveis na minha frente, graças à minha nenê recém-nascida.

Um grande abraço digital!

 

EDIT: Eu esqueci de dizer que o poliacrilato tem a capacidade absurda de reter água devida à enorme quantidade de grupos polares presente. Cada grupamento daqueles (camado de carboxilato) retém uma molécula de água, se uma cadeia polimérica de poliacrilato tem milhões desses grupamentos, vai reter milhões de moléculas de água. Simples!

Anúncios