Esse post é um autoplágio, ou seja, estou copiando do meu outro http://quimicaunifra.blogspot.com/2009/12/um-dia-na-vida-do-oxigenio.html“, simplesmente porque eu achei o vídeo sensacional.

Trata-se da história de um bonequinho que representa o oxigênio, ele tem seis elétrons orbitando ao redor da cebecinha dele. No decorrer da história ele tenta fazer amizade com o Hélio (2 elétrons rodando em torno da cabeça), com o Ferro e com o Bário.

Infelizmente ele não tem sucesso. Com o Hélio ele não consegue nada porque os dois se repelem, com o ferro nada porque o ferro vira pó de ferrugem quando encosta no oxigênio, com o Bário muito menos porque o bário vira fogo de artifício verde quando chega perto do amigo oxigênio.

A história e engraçada e seria genial se parasse por aqui. Mas o toque de gênio do autor do vídeo foi colocar um átomo de hidrogênio “fêmea” querendo fazer amizade com o oxigênio. Quando parece que as coisas estão dando certo, surge outro “átomo” de hidrogênio fêmea querendo participar da brincadeira.

A amizade colorida dos três vai por “água abaixo”, visto que quando eles se juntam um monte de água se forma.

<Lembrete do Dr. Chatoff>
Só não esqueçam uma coisa, o oxigênio tem configuração eletrônica na camada de valência igual a 2s22p4 (6 elétrons de valência, pareados, de dois em dois, em duplinhas). Estão entendendo onde eu quero chegar? O oxigênio do vídeo tem dois grupos de três elétrons, o que seria fisicamente e quimicamente incorreto.
<Fim do lembrete do Dr. Chatoff>

Desejo que vocês se divirtam com o vídeo, independente de gostar ou não de Química.

 

 

Oxygen from Christopher Hendryx on Vimeo.

Anúncios