Hoje vou postar uma coisa um pouco diferente mas relacionada com os assuntos que costumo tratar aqui no blog.

Trata-se da tradução de um post entitulado “Seven reasons teachers should blog”, cuja autor é o Prof Steve Wheeler da Universidade de Plymouth. Ele é professor de tecnologias de aprendizagem na Inglaterra, que não por acaso, é o país mais avançado na questão da aprendizagem flexível.

Blogging

Passo a traduzir o artigo do blog do Prof Wheeler:

—————————————————————————————–

Tenho escrito extensivamente sobre o que faz um bom blogspot e porque ele é tão poderoso. De acordo com a minha experiência pessoal blogagem é uma das mais benéficas atividades profissionais que eu já tive oportunidade de me engajar. Eu aprendo mais blogando do que em qualquer outra atividade que eu participe. Aqui estão 7 boas razões pelas quais professores deveriam blogar:

1) Blogar faz você refletirDonald Schon sugeriu que a reflexão sobre, na e pela prática seriam componentes vitais de qualquer prática profissional. Professores naturalmente pensam sobre o que aconteceu em suas classes, e frequentemente imaginam o que poderia ter sido melhorado. Blogar pode auxiliar nesse processo, habilitando professores a manter um registro contínuo de suas ações, decisões, processos mentais, sucessos e insucessos, e questões com as quais ele tiveram que lidar. 

2) Blogar pode cristalizar seu pensamento. No ato de escrever, disse Daniel Chandler, nós somos escritos. À medida que escrevemos, nós investimos uma parte de nós mesmos no meio (físico ou digital). A provisionalidade do meio faz a blogagem conduzir ao rascunhar e re-rascunhar. O ato de compor e recompor ideias pode habilitar pensamentos abstratos a se tornarem mais concretos. Suas ideias estão agora na tela em frente a você; elas podem ser armazenadas, recuperadas e reconstruídas à medida que suas ideais tornam-se mais claras. Você não tem que publicá-las se você quiser manter seus pensamentos privados. Salve-os e retorne a eles mais tarde. O blog pode atuar como um tipo de espelho que mostra o que você está pensando. às vezes nós não sabemos realmente o que estamos pensando até que nós escrevamos em um formato físico.

3) Blogar pode trazer novas audiências. Você pode se tornar um professor dentro de uma classe de aula infinitamente maior, e a medida que você bloga sobre assuntos que você pensa serem interessantes, você descobrirá que existem muitos outros profissionais da educação “lá fora” que também estão interessados. Pessoas que estão interessadas irão eventualmente encontrar seu blog e visitá-lo regularmente para ver se podem aprender algo novo com você.

4) Blogar pode criar um momentum pessoal.Uma vez que você inicie a blogar, e você se dá conta que está realmente fazendo isso, você provavelmenrte desejará desenvolver suas habilidades ainda mais. Blogar pode demandar tempo, mas as recompensas valem muito o esforço. Em minha própria experiência, me encontrei vencendo a inércia para criar alguns momentos de avanço em meu pensamento especialmente quando eu blogo sobre tópicos “irritantes” que podiam ser emotivos, controversos, desafiadores. Quanto mais você bloga, melhor voce fica no escrever para sua audiência, gerenciando seus argumentos, defendendo sua posição, pensando criticamente.

5) Blogar pode dar um feedback valioso. á medida que você ganha feedback dos seus leitores, você ganha um senso de “revisão por pares” (revisão dos seus artigos por pessoas que entendem do assunto), algumas vezes desafiando e refutando suas ideias (difícil de lidar, mas pode abrir sua mente e voce aprenderá muito com as críticas construtivas) ou afirmando o que você realmente acredita ser verdadeiro (algum feedback dos leitores adiciona um valor adicional ao seu blogspot, e ele está lá para ser lido por todos). Afirmação das suas próprias crenças pode ser um gatilho poderoso para você como um profissional praticante.

6) Blogar pode ser criativo. Se você persiste com a blogagem, você descobrirá que você desenvolve novas e criativas maneiras de articular aquilo que você quer dizer. Quando eu escrevo, eu comumente procuro por formas alternativas de me expressar, e isso pode ser através de imagens, citações, contar novamente minhas experiências antigas atravpes de histórias, vídeos, áudio, ou hiperlink a recursos da web relacionados ao assunto. Você tem tem muitas maneiras de transmitir suas ideias, e você só está limitado pela sua imaginação. Tente novas formas de comunicação e corra riscos. Blogar é a plataforma que permite a você ser criativo.

7) Blogar pode “elevar suas apostas”. Blogar é imediato. Tão logo você pressiona o botão “Publicar”, suas ideias estão na web na frente de uma audiência mundial em potencial. Volta e meia eu tenho ouvido de outros professores (e estudantes) que eles tomam muito mais cuidado com construções gramaticais, ortografia e pontuação quando eles descobrem que têm uma audiência.
 
O original encontra-se no blog do Prof Wheeler.

 

 

Anúncios