Diário de um Químico Digital 3.0

Química, TICs e outras treconologias. :)

Recriação do experimento de Rutherford — 27/10/2011

Recriação do experimento de Rutherford

Vi numa postagem do meu colega Luis Brudna no ScienceBlogs.

Achei tão legal o vídeo que resolvi postar aqui (tá, é uma kibada descarada).

Trata-se de uma reprodução do experimento realizado por Ernest Rutherford, o qual permitiu desvendar a estrutura do átomo.

O vídeo abaixo tem legendas em português, basta apertar o botão CC que tem no lado inferior direito do player.

E se Newton tivesse filhos? —

E se Newton tivesse filhos?

Filhos_newton

Impressão 3D e realidade aumentada na busca por novas drogas — 24/10/2011

Impressão 3D e realidade aumentada na busca por novas drogas

A tecnologia que está ajudando pesquisadores a testar potenciais dorgas no laboratório é uma mistura entre impressão tridimensional e realidade aumentada.

Desenvolvida no Scripps Research Institute em La Jolia, Califorina, por grupos que criam modelos físicos de vírus biológicos e então testam-nos usando uma camada de Realidade Aumentada (bruxaria, para ser mais exato).

Arthur Olsen, pesquisador no laboratório de Gráficos Moleculares no Scripps Research Institute, dá uma explicação bem legal sobre como isso funciona no vídeo acima.

Em poucas palavras, os pesquisadores estão basicamente modelando vírus como o HIV em impressoras 3-D, o que habilita-os a “segurar” os vírus patogênicos em suas mãos. Eles então modelam várias moléculas ligantes de proteínas ou enzimas, etc, em 3D e procuram qual a melhor forma de acoplá-las ao vírus.  

Mas além disso, eles podem usar uma simples webcam e um programa de Realidade Aumentada que pode modelar a energia necessária para que certas ligações químicas se formem. Assim, os pesquisadores podem basicamente segurar um vírus e vários potenciais tratamentos diretamente em suas mãos, olhar para a tela do computador, e brincar com diferentes geometrias e energias atrativas para ver quais funcionam melhor. 

 

Vi no PopSci.com que viu no NewScientist.

 

Dica de site – CurioFisica —

Dica de site – CurioFisica

http://curiofisica.com.br/category/ciencia/quimica

 

 

Dica de site – ChemSpider —

Dica de site – ChemSpider

Chemspider

É o ChemSpider.com, um site bem legal que permite obter informações acerca de uma infinidade de moléculas orgânicas tais como estrutura molecular, nome IUPAC, dados físico-químicos, etc.

Para demonstrar as funcionalidades desse site, eu fiz uma busca pela capsaicina, a molécula responsável pelo caráter “ardido” da pimenta.

Vamos ver o que o ChemSpider retorna ao digitarmos “capsaicin” na caixa de busca:

 

ChemSpider 2D Image | Capsaicin | C18H27NO3

 

O vídeo incorporado a este post mostra uma representação 3D da capsaicina, molécula usada na fabricação dos famosos spays de pimenta.

Veja mais dados sobre a capsaicina na continuação do post.
Fluxograma de resolução de problemas de engenharia —

Fluxograma de resolução de problemas de engenharia

Fluxograma

É meus amigos engenheiros, aprendam comigo enquanto eu estou vivo. hehehehe
A verdadeira raiz quadrada — 20/10/2011

A verdadeira raiz quadrada

374642_460s

Precisando de uma tabela periódica para imprimir? — 19/10/2011

Precisando de uma tabela periódica para imprimir?

Aqui tem: http://www.elementsdatabase.com/

Periodic Table
Vídeo sobre hibridização —

Vídeo sobre hibridização

Tá narrado em inglês, mas as imagens valem mais que mil palavras (já dizia o cara com preguiça de pegar uma caneta e escrever).

Vídeo sobre o modelo VSEPR —

Vídeo sobre o modelo VSEPR