15831_460s

 

Legenda: “Olha o que eu consigo obrigar Pavlov a fazer. Tão logo eu babe, ele irá sorrir e e escrever no seu caderninho”.

Em tempo, Pavlov foi um piscólogo experimental russo que estudava comportamentos induzidos em animais a fim de entender melhor como a mente humana funciona.

Ele mostrava bifes suculentos aos cães, que salivavam quando enxergavam a comida. 
Ao mesmo tempo ele mostrava círculos aos animais, para que eles associassem o desenho à comida.

Chegava em um certo ponto que os bichos salivavam só de olhar para um círculo desenhado num papel. Pronto, estava criado o reflexo condicionado.

Depois, o “sacana” do Pavlov começava a mostrar desenhos de elipses (que são círculos com excentricidade diferente de 1) aos cães, para ver até que ponto os cães conseguiriam salivar com uma figura parecida com um círculo.

Pelo que eu li há um bom tempo atrás, ele chegava em um ponto em que a figura estava mais para uma elipse do que para um círculo, o que deixava os pobres animais malucos  sem saber se salivavam para a elipse ou não.

Tem uma outra versão do experimento que envolvia mostrar o bife e tocar uma sineta ao mesmo tempo, mas o objetivo final e os princípios envolvidos não mudam.

A primeira imagem, a da piada, vi no 9GAG.

 

Anúncios