Picture of Theobromine
Essa molécula aí é a teobromina. Você já ouviu falar dela?
 
E ingerir essa substância, será que é seguro?
 
Leia mais na sequência do post.
 
 
Ela é um diurético moderado (aumenta a produção de urina), é um estimulante suave, e ralaxa os músculos tensionados dos brônquios pulmonares. 
 
No corpo humano, os níveis de teobromina caem pela metade de 6-10 horas após a ingestão.
 
Ela tem sido usada como uma droga por seu efeito diurético, particularmente em casos onde falhas cardíacas resultam em acúmulo de fluidos corporais.
 
Devido à sua habilidade em diluir vasos sanguíneos, a teobromina também tem sido utilizada para tratar pressão alta.
 
Saiba ainda que essa molécula é um alcaloide da família das metilxantinas, da qual a cafeína também faz parte.
 
Ela causa efeitos similares aos da cafeína no organismo humano, só que em menor escala (cerca de dez vezes menos potente).
 
Tá, enrolei vocês demais. Essa molécula está presente no cacau, cujo nome científico é Tehobroma Cacao
 
 
Picture of Theobromine
 
O cacau contém entre 1,5-3% de teobromina e 0,2-0,4% de cafeína. É um constituinte minoritário do chá, mas não está presente no café.
 
Se um cachorro ingerir chocolate, algo em torno de 100-200 mg por cada kg de massa corpórea do bicho, pode ser que ele vá dessa para a melhor. Isso porque a teobromina age com maior intensidade no au-au, podendo causar danos cardíacos e nervosos severos.
 
O valor médio de teobromina nos achocolatados é de 200 mg/100 g, chocolate em pó para bolos: 1400 mg/100 g e no cacau: 2600 mg/100 g.
 
Contam as lendas que o Imperador Montezuma bebia uma taça de chocolate antes de entrar no seu harém, levando ao mito popular das propriedades afrodisíacas do chocolate. Mas essa lenda pode ter algum fundo de verdade…
 
O chocolate contém três substâncias, cafeína, teobromina e feniletilamina que podem estar relacionadas a esse mito. A cafeína atua como estimulante. A teobromina sobre os músculos e sistema nervoso. A feniletilamina é conhecida (sem provas conclusivas ainda) como um melhorador do humor e como anti-depressivo. A combinação das três substância, dá energia extra, faz seu coração bater mais rápido, e deixa você todo assadinho e feliz.
 
 
Só que não adianta sair por aí comprando aquela caixa de bombons e devorando tudo de uma vez, essas substâncias estão presentes em quantidades muito baixas nos chocolates de hoje em dia (e dá-lhe gordura vegetal hidrogenada para economizar, né Sras. Fábricas de Chocolates?).
 
E para finalizar, uma informação a mais para aqueles que gostam de fazer “copia e cola” para os trabalhos escolares. O nome IUPAC da teobromina é:
 
3,7-dimetil-2,3,6,7-tetrahidro-1 H-purina-2,6 diona
 
Anúncios