Closeup photo of brown beans
Aproveitando que hoje é o dia internacional do café, resolvi fazer um post sobre essa molécula tão nossa conhecida e companheira de noitadas de correção de provas e testes, a cafeína.

NOME IUPAC1,3,7-trimetil-1H-purina- 2,6(3H,7H)-diona
OUTROS NOMES1,3,7-trimetilxantina, trimetilxantina, metilteobromina, 7-metilteofylina, teína, mateína, guaranina

CARACTERÍSTICAS:

A cafeína é uma substância de sabor amargo, de aspecto cristalino branco, pertencente à classe dos alcaloides conhecidos como xantinas, é uma droga estimulante psicoativa.

Photo of a wide powder.

Ela foi descoberta pelo Químico alemão Friedrich Ferdinand Runge, em 1819. Ele cunhou o termo "kaffein" (cafeína) a partir da palavra em alemão "kaffee", que significa obviamente "café".

A cafeína é encontrada em quantidades variáveis em grãos, folhas e nos frutos de algumas plantas, onde ela age como um pesticida natural que paraliza e mata certos tipos de insetos que se alimentam das plantas. Ela é mais comumente consumida pelos humanos na forma de infusões dos grãos da planta do café e das folhas do arbusto de chá, bem como de vários alimentos e bebidas que contém produtos derivados da noz de cola (alguém aí pensou em Coca-Cola ou Pepsi-Cola?).

Outras fontes de cafeína são as folhas da erva-mate (o famoso chimarrão da minha terra), frutos do guaraná, etc.

 

Em humanos, a cafeína é um estimulante do Sistema Nervoso Central (SNC), apresentando o efeito de temporariamente deixar a pessoa desperta e alerta. Beberagens contendo cafeína, tais como café e chá, bem como bebidas energéticas, têm grande popularidade.

A cafeína é a substãncia psicoativa mais consumida no planeta, mas, diferentemente de outros psicoativos, ele é legal e não=-regulamentada em praticamente todas as jurisdições. 

Além disso, a cafeína possui propriedades diuréticas, ao menos quando administrada em doses suficientes a sujeitos que não apresentem tolerância a ela. O problema é que os usuários podem desenvolver uma forte tolerância à cafeína.

Muitas outras coisas podem ser ditas sobre a cafeína, sugiro que vocês consultem esse verbete da Wikipedia caso tenham interesse em saber mais sobre a cafeína.

Anúncios