A dica de hoje é, ao mesmo tempo, acerca de um site e de um conceito muito usado na área de educação e de informática:
Vou falar bem rapidamente sobre os mapas conceituais, ou como eles são mais conhecidos, mapas mentais.
Basicamente, os mapas conceituais são uma tentativa de expressar a maneira como o cérebro humano relaciona ideias, fatos, conhecimentos, etc.
No ensino de ciências, por exemplo, esses mapas são usados para traçar estratégias de ensino de um determinado conteúdo, mapeando-se os conteúdos e relacionando-os de forma estruturada.
Também podem ser usados para avaliar a compreensão dos estudantes acerca de um determinado conteúdo, solicitando-se que eles montem seus próprios mapas ao final do período em que se passou estudando aquele assunto.
Pode-se utilizar os mapas conceituais com o intuito de avaliar e quantificar o aprendizado.
Na área da informática, principalmente entre o pessoal que trabalha com programação, os mapas mentais são usados para relacionar partes de um programa entre si, de forma a elaborar estratégias que permitam chegar ao software final de forma eficiente.
Quem já fez algum curso de programação (FORTRAN77 o/, tá valendo) provavelmente usou algo parecido, chamado pelos professores de fluxograma. Um fluxograma não é exatamente um mapa mental, mas aproxima-se bastante de um.
Na área de publicidade, os mapas mentais podem ser usados como auxiliares do brainstorming, a fim de criar novas peças publicitárias, etc. (Não sou publicitário, então não vou ficar falando muito sobre o que eu não sei.)
E para deixar de enrolação, deixo com vocês a dica de um site que permite fazer um mapa conceitual (ou mental) sem a necessidade de instalação de nenhum software.
Acessem o site bubbl.us e comecem imediatamente a fazer o seu mapa mental.
É grátis, é rápido, você pode fazer um rápido cadastro e compartilhar seu mapa com colegas de trabalho/escola, pode salvar o mapa como figura e ainda pode enviá-lo por e-mail.
Esse post do Meio Bit fala um pouco mais sobre os mapas conceituais e dá algumas dicas valiosas de softwares para quem deseja se se aprofundar nessa técnica.
P.S.: Eu nem quis entrar em detalhes didático-pedagógicos sobre os mapas conceituais porque isso sairia do escopo desse blog. Aqui eu pretendo escrever as coisas de modo bem informal.
eu gostei muito do seu blog! Além de estar bem "vivo", adoro os mapas conceituais… ele foi tema do meu mestrado. Aproveito para comentar que estamos divulgando o nosso novo curso *Formação de Formadores: quais os conteúdos e como ministrar aulas sobre as TIC?* de 10 a 28 de maio.O curso é totalmente online com alguns encontros síncronos e o material didático a ser trabalhado é a nossa última publicação, o *Guia Didático sobre as Tecnologias da Comunicação e Informação*. É uma oportunidade de discutir e compartilhar experiências com a autora do guia e professora do curso, além dos convidados especiais. Visite o nosso site http://sites.google.com/site/cursosdmjn para maiores informações.
CurtirCurtir
0 Pingback