EDIT: PESSOAL, EU NÃO RESOLVO PROBLEMAS DE MATEMÁTICA OU QUÍMICA DE NINGUÉM A NÃO SER OS QUE EU PROPONHO AOS MEUS ALUNOS. SE VOCÊS QUEREM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, PROCUREM OS PROFESSORES DE VOCÊS. NÃO PEÇAM RESPOSTAS POR E-MAIL, EU NÃO PERCO UM SEGUNDO TENTANDO RESOLVER NADA PARA NINGUÉM. OBRIGADO PELA COMPREENSÃO!!!

Achei um link muito interessante AQUI, ele trata de uma questão bastante importante.

Não, não é sobre Química, mas relaciona-se com essa ciência.

Muitas vezes, é necessário resolver um problema matemático com certa urgência (exercícios de físico-química são um bom exemplo) e, ou não se sabe como resolver a questão, ou não se tem tempo de pesquisar a forma correta de resolução.

Para essas horas de desespero, existem diversos programas que ajudam. O Maple ou o MatLab estão aí para isso, mas são softwares comerciais e nem sempre temos um à mão.

Existem alternativas gratuitas, como o Octave, mas essa solução é baseada em Linux e poucas pessoas têm familiaridade com esse sistema operacional.

Assim, conheçam o site Mathway, que se não é nenhum Maple ou MatLab, pelo menos resolve o problema em uma hora de pavor. 🙂

Vamos ver, eu resolvi fazer um teste simples.

Peguei a equação de Van der Waals para gases reais e digitei no Mathway.

left(p + frac{n^2 a}{V^2}right)left(V-nbright) = nRT,

Media_httpimg29images_kcgfn

Então, pedi ao site que resolvesse a equação em relação à variável p (pressão).

Media_httpimg405image_dhelz

E, para a nossa surpresa, voilá.

Media_httpimg638image_bihae

É óbvio que um problema simples desses nem exige o uso do site, mas ele é capaz de resolver desde equações simples como essa até equações complicadas, envolvendo derivadas e integrais.

E se você quiser que o site retorne o passo-a-passo, aí sim você terá que desembolsar alguns dólares, pois esse tipo de serviço é pago.

Agora você já sabe, faça o seu cadastro lá no Mathway e resolva seus pequenos problemas matemáticos mais rapidamente a partir de hoje.